WCA

Orçamento

Escolha uma cidade e faça seu orçamento

 Inglês para todos
Newsletter

Notícias

Equipe Wca

7 razões para fazer um intercâmbio

25/06/2014 - Fonte: Juliana Selem - Abroadee

A maioria das pessoas parece entender os benefícios que um intercâmbio pode trazer, no entanto, repetir o que se pode ganhar com uma experiência internacional nunca é demais. Portanto, aqui estão alguns ótimos motivos para você participar de um programa de intercâmbio:

1. Aprender uma língua estrangeira

Não importa se você é um iniciante ou um estudante avançado na língua falada no país onde você quer ir: você vai melhorar muito o seu conhecimento da língua estrangeira fazendo um intercâmbio! O mesmo se aplica àqueles que nunca estudaram a língua antes. É possível aprender MUITO só de estar inserido em um contexto onde todo mundo fala uma língua que não é a sua, 24 horas por dia.

Tendo dito isto, é importante reconhecer que diferentes programas oferecem diferentes graus de aprendizado do idioma. Se você, por exemplo, participar de um programa oferecido pela sua própria universidade, na sua língua materna, em um país estrangeiro, você não vai melhorar tanto os seus conhecimentos da língua estrangeira. No entanto, você ainda vai poder aprender muito interagindo com a população local. (obs.: acho que as universidades no Brasil não oferecem programas assim, mas nos EUA eles são muito comuns).

Outra coisa que precisa ser dita é que em relação a programas de idioma, os estudantes em níveis iniciante-avançado e intermediário parecem ser os que mais aprendem com as aulas. Entretanto, são os estudantes avançados os que mais ganham em relação a poderem manter longas conversas com os falantes nativos. Porém, o aspecto mais importante de se aprender uma língua in loco é o fato de você realmente poder aprender o jeito que os falantes nativos falam em situações do dia-a-dia, e não o que os livros falam que eles falam (que as vezes é completamente diferente um do outro!).

2. Expandir seus horizontes

Parece clichê, mas você definitivamente expande a sua mente quando faz um intercâmbio. Você não só está exposto a pessoas e culturas diferentes, mas também tem a oportunidade de reconhecer os seus preconceitos, desafiar estereótipos, aceitar e respeitar as diferenças. No final das contas, no entanto, você pode acabar se dando conta (como foi o meu caso!) de que as pessoas não são tão diferentes assim umas das outras.

3. Ganhar autonomia

Morar longe da família em um país estrangeiro é uma ótima maneira de ganhar mais autonomia. Por quê? Porque você tem que lidar com pessoas novas em um ambiente novo, o que te obriga a sair da sua zona de conforto e também tomar algumas iniciativas.

4. Fazer amigos do mundo todo

Uma das melhores coisas de fazer um intercâmbio é poder conhecer pessoas de vários países. Dependendo do programa que você escolher, você vai poder se tornar amigo/a de pessoas do país onde você está morando e também de outros estudantes internacionais. É realmente muito fácil ficar amigo/a de outros estudantes internacionais por existir aquele sentimentos de “estarem todos no mesmo barco,” pelo fato de estarem vivendo as mesmas situações e lidando com os mesmo desafios. Mas não se esqueça de conviver também com pessoas que não são do seu país! Afinal de contas, você foi morar fora para conhecer pessoas interessantes que você não teria a oportunidade de conhecer no seu próprio país!

5. Dar valor ao seu país e à sua cultura

Uma coisa engraçada sobre programas de intercâmbio é que além de você passar a dar valor a diferentes culturas, você também acaba dando mais valor ao seu próprio país. Por estar imerso em uma outra cultura, você consegue analisar a sua quase que com os olhos de uma pessoa de fora, o que te dá a chance de entendê-la de uma maneira mais profunda. Além disso, você também aprende o que as pessoas de fora pensam do seu país e do seu estilo de vida (que podem ser coisas boas ou ruins, mas sempre interessantes de saber!).

6. Turbinar o seu currículo

Uma experiência internacional dá uma turbinada no seu currículo. Você não só vai chamar a atenção de empregadores pela sua habilidade em lidar com pessoas de outras culturas e pelo seu conhecimento de um idioma estrangeiro, mas também vai demonstrar que é capaz de enfrentar desafios!

7. Ter a melhor experiência da sua vida!

Todos os intercambistas que eu conheço descrevem os seus intercâmbios como a melhor experiência de suas vidas! Eu certamente tive (e continuo tendo) excelentes experiências estando em um país estrangeiro. No entanto, isto não significa que eu não tive que superar desafios ou enfrentar situação não tão boas, mas eu posso garantir que as ótimas experiências e oportunidades superam (e muito!) as situações de frustração TODAS AS VEZES!

São tantas as vantagens de se fazer um intercâmbio! Então o que você está esperando? Comece a planejar o seu HOJE MESMO!

Outras Notícias

« anterior [1]  2 ... 9 próximo » 

WCA Intercâmbios | CNPJ: 05.789.745/0001-03
Brazil Phone 55 81 3326.8688/3463.0285 | wca@wcaintercambios.com.br

Av. Fernando Simões Barbosa, 498, Sala 203
Boa Viagem – Recife–PE | CEP:51021-060

ZAITE Tecnologia