WCA

Orçamento

Escolha uma cidade e faça seu orçamento

 Inglês para todos
Newsletter

Cursos no exterior

Austria

A Áustria (em alemão, Österreich), oficialmente República da Áustria (Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. Faz fronteira com a Alemanha e com a República Checa no norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83.872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes, apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3.797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas oficiais locais são croata, húngaro e esloveno.

As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando um reino Celta foi conquistado pelos romanos em 15 a.C., aproximadamente, e mais tarde tornou-se Noricum, uma província romana, em meados do século 1 d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a área e introduziu o cristianismo. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Império Austríaco foi incorporada pela Áustria-Hungria. O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial, depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de fato, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Isto durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, depois que a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco re-estabeleceu a Áustria como um Estado soberano, o fim da ocupação. No mesmo ano, o Parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que declarou que o país se tornaria neutro.

Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais. A capital - com uma população superior a 1,6 milhões, a maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43.570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano. A Áustria é um membro das Nações Unidas desde 1955, aderiu à União Européia em 1995 e é um dos fundadores da OCDE. Áustria também assinou o Acordo de Schengen em 1995, e adotou a moeda européia, o euro, em 1999.

A maior parte do território austríaco - dois terços do total - está localizada na seção oriental dos Alpes, que atingem altitudes de mais de 3000 metros. A população se encontra nos vales dos rios, entre os quais o Danúbio, que vai desde Passau, na fronteira com a Alemanha, passando por Linz e Viena, até Bratislava, na fronteira com a Eslováquia. Outro rio importante é o Inn, que passa por Innsbruck, com seu afluente Salzach, que cruza a cidade de Salzburgo. O Lago de Constança (Bodensee) é o maior do país e forma a tríplice fronteira com a Alemanha e a Suíça.

O clima predominante na Áustria é o continental úmido, com verões quentes (temperaturas variando de 20 °C a 35 °C) e invernos frios com temperaturas frequentemente abaixo de 0 °C, especialmente nas regiões dominadas pelos Alpes. Na planície da Panônia e no vale do Danúbio há menos incidência de chuvas que nas demais áreas do país.

A população estimada da Áustria em outubro de 2006 era de 8 292 322 pessoas. A população da capital, Viena, é superior a 1,65 milhões (somando-se com a região metropolitana, 2,2 milhões) e representa cerca de um quarto da população do país, sendo internacionalmente conhecida por sua ampla oferta cultural e elevado nível de vida. Viena também é a única cidade com mais de um milhão de habitantes. As outras cidades mais populosas são Graz (250 099), Linz (188 968), Salzburgo (150 000) e Innsbruck (117 346). Todas as demais cidades têm menos de 100 mil habitantes.

Cerca de 90% da população austríaca tem o alemão como idioma nativo. Os estados da Caríntia e da Estíria têm uma importante minoria que fala esloveno, com cerca de 14 mil falantes. Ao leste do estado de Burgenland, cerca de 20 mil pessoas falam o húngaro e 30 mil falam o croata. Os demais habitantes são de ascendência estrangeira, muitos deles vindo de países vizinhos. Os chamados trabalhadores-hóspedes (Gastarbeiter) e seus descendentes, assim como os refugiados das guerras da Iugoslávia e outros conflitos, também formam uma importante minoria. Desde 1994, os ciganos constituem uma minoria étnica oficialmente reconhecida na Áustria.

Segundo o censo publicado pelo instituto austríaco de geografia e estatística (Statistik Austria) em 2001, existia um total de 710 926 estrangeiros residentes, dos quais 124 392 provêm de regiões de língua alemã - em sua maioria, da Alemanha, alguns da Suíça e da província de Bolzano, na Itália. Outros grupos numerosos são os sérvios (135 376), turcos (123 417), croatas (105 487), povos de língua inglesa (25 155), albaneses (24,46) e poloneses (17 899). Com menos de 15 mil representantes se destacam: 14 699 húngaros, 12 216 romenos, 7982 árabes, 6902 eslovenos (sem incluir os Windsch, que são uma minoria autóctone), 6891 eslovacos, 6707 checos, 5916 iranianos, 5677 italianos, 5466 russos, 5213 franceses, 4938 chineses, 4264 espanhóis e 3503 búlgaros. As demais minorias têm menos de 3 mil habitantes.

O idioma alemão é falado por quase todos os moradores do país. O terreno montanhoso da Áustria levou ao desenvolvimento de muitos dialetos distintos, embora mutuamente inteligíveis, com exceção do dialeto do Voralberg, mais próximo do alemão da Suíça. Há uma norma gramatical para o alemão austríaco distinta do alemão da Alemanha, com relativamente poucas diferenças.

A partir de 2006, alguns dos estados da Áustria apresentaram provas para os novos cidadãos para comprovar sua capacidade de idiomas, conhecimento da cultura e, consequentemente, sua capacidade para se integrar à sociedade austríaca.

Como república federal, a Áustria está subdividida em nove estados (Bundesländer em alemão). Cada um destes estados está dividido em distritos (Bezirke) e cidades (Statutarstädte). Os distritos são divididos em municípios (Gemeinden). As cidades partilham as competências dos estatutos de município e distrito. Os estados não constituem divisões meramente administrativas; dispõem de autoridade legislativa autônoma em relação ao governo federal.

- Viena (Wien), a capital federal, no nordeste.
- Alta Áustria (Oberösterreich), no norte, capital Linz.
- Baixa Áustria (Niederösterreich), no nordeste, capital Sankt Pölten.
- Burgenlândia, no leste, capital Eisenstadt.
- Caríntia (Kärnten), no sul, capital Klagenfurt.
- Estíria (Steiermark), no sul-leste, capital Graz.
- Salzburgo (Salzburg), no centro-oeste, capital Salzburgo.
- Tirol, no oeste, capital Innsbruck.
- Vorarlberg, no oeste, capital Bregenz.

A Áustria é um dos 10 países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita (US$ 45 000 em 2007). Tem uma economia social de mercado bem desenvolvida e um altíssimo padrão de vida. Até a década de 1980, muitas empresas foram estatizadas. Nos últimos anos, entretanto, a privatização diminuiu a participação estatal a um nível comparável a de outras economias européias. Junto a uma indústria altamente desenvolvida, o turismo internacional é a parte mais importante da economia austríaca. O PIB em 2007 foi de US$ 270 bilhões.

A Alemanha foi historicamente o principal parceiro comercial da Áustria, o que fez da Áustria dependente da economia alemã. Mas desde que a Áustria se transformou num estado-membro da União Européia, formaram-se vínculos mais próximos com outros países do bloco e sua dependência da Alemanha diminuiu. O crescimento do PIB atingiu 3,3% em 2006.

Os setores mais importantes da indústria são: cimento, produtos químicos, equipamentos elétricos, madeira, móveis, vidro, ferro e aço, artigos de couro, veículos motorizados, instrumentos ópticos, papel e polpa, alimentos e bebidas, têxteis e roupas. As exportações incluem: madeira, móveis, ferro e aço, papel e polpa, têxteis, maquinaria, eletricidade e Magnesita. Moeda: Euro, que substituiu o xelim austríaco em 2002.

Algumas das empresas austríacas mais famosas são a marca Wolford, a fabricante de armas Glock e a Red Bull.

A responsabilidade sobre o sistema educacional na Áustria é dividida entre os estados da Áustria e o governo federal. Educação no jardim de infância é opcional e acessível a todas as crianças com idade entre 3 e 6 anos. A escola é compulsória por nove anos, ou seja, normalmente de 6 a 15 anos. O Programme for International Student Assessment, coordenado pela OCDE, atualmente lista a educação na Áustria como a 18ª melhor do mundo, sendo significativamente melhor do que a média da OCDE.

A educação primária tem duração de 4 anos. Assim como na Alemanha, a educação secundária inclui dois tipos principais de escolas baseadas na habilidade do aluno determinada pelas notas na escola primária: o ginásio para as crianças mais bem dotadas, e o Hauptschule que prepara as crianças para a educação vocacional mas também para educação posterior (HTL = instituição para educação técnica superior; HAK = academia comercial; HBLA = instituição para educação superior em negócios e economia; etc). Os dois tipos levam a Matura, que é um requisito para o acesso às universidades.

O sistema de universidades da Áustria era aberto para todos os estudantes que passaram no exame da Matura até 2006, quando foi criado uma taxa para exames de admissão para algumas áreas, como medicina. Em 2008 todos os estudantes da União Européia precisam pagar uma taxa de 370 por semestre para todos os estudos universitários. Com isso um relatório da OCED criticou o sistema educacional da Áustria pelo baixo número de estudantes matriculados nas universidades e a média relativamente baixa de acadêmicos comparada a outros países da OCED.

A Áustria, como uma grande potência européia no passado, gerou uma grande contribuição para a cultura mundial em diversas formas de arte, especialmente a música. Desde o fim do século XVIII até a Primeira Guerra Mundial, em 1914, Viena era considerada a segunda capital cultural da Europa, superada apenas por Paris.

WCA Intercâmbios | CNPJ: 05.789.745/0001-03
Brazil Phone 55 81 3326.8688/3463.0285 | wca@wcaintercambios.com.br

Av. Fernando Simões Barbosa, 498, Sala 203
Boa Viagem – Recife–PE | CEP:51021-060

ZAITE Tecnologia