WCA

Orçamento

Escolha uma cidade e faça seu orçamento

 Inglês para todos
Newsletter

Cursos no exterior

Cidades Disponíveis:

Cuba

Cuba é a maior ilha das Antilhas, situada ao sul da Flórida e a leste da península de Yucatán. Junto com várias pequenas ilhas adjacentes formam a República de Cuba. A leste, está separada da ilha Hispaniola pelo Paso de Barlavento, uma rota que une o oceano Atlântico ao mar do Caribe. Os Estados Unidos mantêm uma base naval na baía de Guantánamo. Parte da superfície de Cuba é montanhosa e as principais cordilheiras são as serras dos Órganos, Trinidad e Sierra Maestra. Um dos elementos naturais mais extraordinários é o grande número de crateras, formadas de rochas calcárias, situadas perto de Havana. O rio principal é o Cauto. A linha da costa é extremamente irregular, com excelentes portos. A população é formada por quatro grupos: 51% da população é constituída por mulatos, 37% por brancos, 11% por negros e 1% por chineses.
Não existem rios extensos ou caudalosos na ilha. Numerosos rios correm pelo país, em geral de pequena extensão, estreitos e pouco profundos; proporcionam boa drenagem, mas não são propícios à navegação nem à produção de energia. Os rios mais importantes são o Cauto, que se estende por 370 km, Sagua la Grande, Zaca, Caonao, Toa, San Pedro, Agabama e Jatibonico del Sur.
A vegetação inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevações e já não contêm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das planícies e consistem de árvores dispersas, arbustos e gramíneas.
O clima de Cuba é tropical, com uma estação seca (dezembro a abril) e outra chuvosa (maio a novembro). A temperatura média anual é de 25ºC, de 27ºC na estação chuvosa e de 21ºC na época seca. A média das máximas no verão (julho-agosto) é de 32º graus centígrados. A umidade relativa do ar é elevada: 75% de média anual. A precipitação média anual é de 1370 mm, 75% das quais ocorre nos meses de maio a novembro.

Além de lugar ao sol, Cuba é, sobretudo, um lugar ao som. É uma ilha musical onde tudo conflui em claves (de sol) e holas (sustenidos). No soturno Aeroporto José Martí (o embargo leva a economizar na luz), o fiscal da alfândega faz pautas de percussão com os carimbos e canta um "buenas" ao estrangeiro pasmado. Quem nunca foi ali pensa nos cubanos como um povo mártir de espanhóis, americanos e castristas (o que é uma grande verdade). Espera um mar de gente de cara franzida, esquelética e cabisbaixa vagueando nas ruas e pedindo esmola. Porém, a dignidade aqui é inquebrável e a alegria espontânea só quebra quando passam furacões. Antes de chegar à ilha, o estrangeiro imagina um gueto infeliz de comunistas renitentes e ortodoxos fiéis de El Che. Mas vermelhos e amigos da foice só os agricultores tisnados da vila de Trinidad, descendentes de índios comanches ou a juventude rebelde que pede as barbas e o pescoço rugoso de Fidel no cepo. O comunismo "científico" foi varrido do mapa cubano e sobra a generosidade apolítica. A ilha é dos poucos lugares do mundo onde as portas das casas nunca estão no trinco e o forasteiro é convidado a entrar (e cear, fumar, charlar%u2026) como se fosse um um compañero. Ou a comer, a beber, a lo que tu quieras, cuando quieras, a la hora que quieras.

WCA Intercâmbios | CNPJ: 05.789.745/0001-03
Brazil Phone 55 81 3326.8688/3463.0285 | wca@wcaintercambios.com.br

Av. Fernando Simões Barbosa, 498, Sala 203
Boa Viagem – Recife–PE | CEP:51021-060

ZAITE Tecnologia