WCA

Orçamento

Escolha uma cidade e faça seu orçamento

 Inglês para todos
Newsletter

Cursos no exterior

Letônia

Letônia (português brasileiro) ou Letónia (português europeu), situada no Golfo de Riga, no mar Báltico tem uma superfície de 63.700 quilômetros quadrados. A maior parte do seu território é plano, coberto por depósitos de morrenas e com grandes zonas ocupadas por bosques de coníferas, landas e pântanos. O rio mais importante é o Daugava, que procede de Bielorrússia e desemboca nas proximidades de Riga, a capital.

Em Letônia vivem 2.472.000 pessoas, as quais os letônios são minoria. Há russos, bielorussos e ucranianos, maioritariamente. Os letônios e lituanos são os únicos que sobrevivem das etnias bálticas pertecentes à linha indo-européia, embora não eslava, cuja terceira linha os antigos prussianos foram exterminados pelos cavaleiros teutônicos.

Os letônios comparados com os estônios são mais emotivos e românticos, embora menos que os lituanos. É muito difícil definir um caráter típico nacional do país, devido à quantidade de imigração.

Um pouco da sua história...
Tribos que denominaram-se bálticas ocupavam estas terras 2000 anos a.C., procedentes provavelmente do sudeste do Báltico.

O país foi conquistado no século XIII pelos Cavaleiros da Ordem Teutônica e em 1629 ficou incorporado aos territórios bálticos de Suécia. Converteu-se em posse russa, no século XVIII, após um breve período de independência entre 1918 e 1940 e viu-se de novo ocupada pelas tropas russas incorporando-se à antiga União Soviética.

Entre 1941 e 1944 esteve invadida pelos alemães. Após a Segunda Guerra Mundial, converteu-se em uma República Federativa da URSS.

O primeiro protesto público significativo, para conseguir a independência foi em 1987. Umas cinco mil pessoas manifestaram-se frente ao monumento da Liberdade em Riga. Em 1991, o Conselho Supremo proclama a total independência da Letônia, renconhecida mais tarde pela antiga União Soviética.

Arte e Cultura...
Na arte de Letônia destacam as canções folclóricas tradicionais e os contos e lendas antigas, que inspiraram a muitos artistas. Nos princípios do movimento nacionalista de 1988 foram acompanhados por uma ópera roque, escrita por Janis Rainis escritor do século passado.

O genial bailarino Mikhail Baryshnikov nasceu em Riga, em 1948. Seu balé é famoso no mundo inteiro. Em relação ao mundo do cinema, o famoso diretor Eisensteim, também nasceu em Riga e é o autor de uma das obras mais importantes do cinema "O Acoraçado Potemkim". Outra das figuras deste país é Juris Podnieks.

Locais Turísticos da Letônia: RIGA, JÜRMALA e VIDZEME

RIGA

É uma das maiores metrópoles dos Estados Bálticos, que conserva uma fascinante mistura de influências letônias, russas e germânicas. A parte velha da cidade conserva edifícios germânicos, que datam do século XVII. Suas ruas estão muito bem conservadas, com várias zonas peatonais. Um legado germânico do século XIII é a Catedral da Cidade, uma mistura arquitetônica romana e gótica. Dentro de suas paredes aloja um enorme órgão, o quarto maior do mundo. Perto de lá encontra-se O Museu da História da Navegação. Outro lugar de interesse é o Castelo de Riga, construido pelos cavaleiros germânicos. Neste lugar há dois museus interessantes.

Outro lugar que vale a pena visitar é o conhecido como Os Três Irmãos, uma fileira de casas, perto da Igreja de São Jacob e o Edifício do Parlamento. Um lugar muito pitoresco da cidade é a Porta Sueca e Powder Tower do século XIV. Uma igreja gótica interessante é a Igreja de São Pedro e o Museu de Artes Aplicadas é um ponto que não se pode esquecer, uma vez estando lá.

Mudando de rumo, a cidade conta com uma bonita e atrativa zona de boulevares, que encerram O Monumento à Liberdade e o Canal da cidade. Em um dos parques há um monumento de pedra, que lembra às vítimas do dia 20 de Janeiro de 1991.

A alma da cidade é a zona comercial, conhecida como Nova Riga, onde encontra-se o edifício Alberta e alguns museus interessantes. A poucos quilômetros encontra-se a cidade de Salapils.

JÜRMALA

É um conjunto de pequenos locais de preciosas praias de areia e bosques de pinho que acolhe numerosos turistas. Além das praias pode-se visitar um museu de enorme interesse.

VIDZEME

Na metade norte do país encontra-se esta atrativa região. O mais inacreditável dela é o rio Gauja, que pertence a um parque nacional espalhado de castelos. Lá encontra-se Sigulda, no mesmo vale do rio, onde poderá realizar curiosas excursões nas terras, onde assentaram-se dois mil anos, antes de Cristo, as tribos Ugrofinesas e onde encontram-se uma grande quantidade de relíquias históricas, como o Castelo e a Igreja de Sigulda, o Castelo de Krimulda e o Castelo e a Igreja de Turaida. Ao sul do vale acha-se o Castelo Satezele.

Nome Oficial: Latvijas Republika (República da Letónia)
Capital da Letônia: Riga
Área: 64.589 km² (121º maior)
População: 2,302 milhões (2005)
Idiomas Oficiais: Letão
Moeda: Lat
Nacionalidade: Letã
Principal Cidade: Riga, Daugavpils, Liepaja

WCA Intercâmbios | CNPJ: 05.789.745/0001-03
Brazil Phone 55 81 3326.8688/3463.0285 | wca@wcaintercambios.com.br

Av. Fernando Simões Barbosa, 498, Sala 203
Boa Viagem – Recife–PE | CEP:51021-060

ZAITE Tecnologia